O teste de estanqueidade em tubulações de gás é um serviço fundamental para detectar se há algum vazamento na superfície de contato. No processo, os técnicos da Resolvegasista utilizam ar comprimido e, com a aplicação da pressão dentro do tubo, a avaliação ocorre sem contratempos. Além disso, com o uso de um medidor conhecido como manômetro é possível checar se a pressão interna sofreu qualquer tipo de alteração.
Como vazamentos são altamente perigosos, a análise regular da tubulação é importante para prevenir acidentes com gás em seu condomínio, uma vez que esse tipo de problema é silencioso, invisível e quando ele se torna perceptível, pode ser tarde demais.
O teste de estanqueidade é exigido pelo corpo dos bombeiros
Outro detalhe que reforça a importância do teste, é o fato dele ser exigido pelo Corpo dos Bombeiros. Saiba o que diz a lei:Norma NBR 15358 (Redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais – Projeto e execução)
4.3 Inspeção periódica (para estabelecimentos comercias e industrias)
”A inspeção periódica deve ser realizada em períodos máximos de 12 meses, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e de uso de acordo com avaliação e registros realizados pelo responsável da inspeção.”
Norma NBR 15526 (Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais — Projeto e execução)
“Recomenda-se que sejam realizadas inspeções periódicas na rede de distribuição interna. Caso sejam realizadas, recomenda-se que sejam realizadas em períodos máximos de cinco anos, ou de acordo com definição da autoridade competente, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e das condições ambientais.”